Partilhe esta Página

 

super bowl 2021 live stream free


Total de visitas: 277780
Revelações do apocalipse parte 01
Revelações do apocalipse parte 01

Introdução ao livro

Talvez o livro da bíblia mais polêmico ou ainda, o mais incompreendido, seja o apocalipse de João. É um livro profético e como o próprio nome diz, faz uso de linguagem profética, que normalmente é carregada de simbologia e ilustrações, o que dificulta um pouco sua compreensão.

A palavra apocalipse, do grego, significa revelação. Ou seja, por mais misterioso que o livro possa parecer, o fato é que ele é uma mensagem revelada (e não oculta), vindo da parte de Deus para seus filhos

"Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.
Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo" (apocalipse 1:1-3)

Note que a abertura do livro já nos descortina o objetivo dele: o de mostrar a revelação de Jesus para mostrar a igreja. O texto ainda reforça que aqueles que estudarem essas profecias serão pessoas bem aventuradas. Portanto, o estudo do apocalipse não só pode mas deve ser estudado pelos cristãos. Assuntos de grande importância são abordados nesse livro, mas talvez o mais importante sejam as orientações para preparar o povo para a volta de Jesus.

A bíblia nos mostra (nos versos 4 e 5) que a fonte da mensagem é aquele que é, que era e que há de vir (uma referência a Deus) e Jesus a fiel testemunha, primogênito dos mortos e soberano dos reis da Terra.

 O autor do livro e a linguagem usada

O livro do apocalipse foi escrito por João, o último dos apóstolos que estavam vivos em um ambiente inóspito uma ilha prisão romana, chamada Patmos.

 patmos

  Ao lermos o livro do apocalipse  nos deparamos com uma série de nomes e símbolos estranhos e sem sentido aparentemente. Lemos sobre bestas, chifres, selos, trovões, dragão, e muito outros termos...Por que então o apocalipse é cheio de símbolos? Deus não poderia explicar em uma linguagem mais fácil? Claro que poderia, pois Ele é Deus, mas esta simbologia era extremamente necessária, pois na época que João escreveu, muitos cristãos estavam sendo perseguidos e mortos pelo Império de Roma. Imagine se o apocalipse fosse escrito com uma linguagem simples e os Romanos tivessem acesso a ela? Estes símbolos eram uma forma segura de Deus transmitir as informações para seu povo.

Mas Deus não deixa seus filhos na escuridão. Mesmo o apocalipse sendo simbólico, Deus dá a revelação de seus símbolos. Ao decorrer dos tópicos de estudos iremos nos aprofundar. 
 

tabela

 Note que a bíblia é a maior interprete de si mesma. Se a bíblia diz que mulher em profecias significa igreja, temos que encontrar algo que assim defina. Se diz que Estrelas são mensageiros (ou anjos) devemos encontrar alguma passagem para confirmar e assim por diante.

Vejamos um exemplo:
"Vi emergir do mar uma besta que tinha dez chifres e sete cabeças e sobre seus chifres dez diademas e sob as cabeças, nomes de blasfêmia"apocalipse 13:1

Ao traduzirmos de acordo com nossa tabela chegamos a conclusão:
besta = reino

Chifre = rei ou reino
Águas = povos
Blasfêmia= querer ser como Deus

então, ao traduzirmos, o texto ficaria assim

"Vi surgir um Reino  do meio dos povos, era um reino poderoso,10 reinos o precederam e é um reino blasfemo"

Note que ao interpretarmos os símbolos proféticos, fica fácil entendermos o que Deus quer nos mostrar. 

Outro exemplo:

"Viu-se grande sinal no céu, a saber uma mulher vestida de sol, com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça" apocalipse 12:1
 Ao traduzirmos de acordo com nossa tabela chegamos a conclusão:

mulher = igreja
Dragão = Satanás
sol = Jesus (sol da justiça -> malaquias 4:1-2)
estrelas = mensageiros
Lua = não tem brilho próprio, mostra apenas o reflexo, uma imagem  do sol

 Esse texto de apoc.12 está tratando da igreja de Deus, veja o porquê
1. é uma igreja que existe desde o antigo testamento ( a lua representando os rituais e símbolos que eram só uma sombra, uma imagem de Jesus)
2. é uma igreja que continuou no período apostólicos, onde os 12 apóstolos são  representados pela coroa de 12 estrelas
3. é uma igreja que persiste até os dias de hoje. Ao lermos apocalipse 12:17 e 14:12 notamos ali que as característias desse povo são: guardar os mandamentos de Deus e crer em Jesus

Dessa forma, a bíblia vai "traduzindo" os símbolos proféticos e assim podemos entender as mensagens de Deus para seu povo. Nos demais estudos sobre profecias iremos nos aprofundar mais e certamente iremos entender o tempo em que vivemos...e perceber que esse conflito entre o bem e o mal está no fim...e Cristo é o grande vencedor

topo