Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus

“Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão”. Êxodo 20:7

O terceiro mandamento é muito interessante porque ele fala sobre o poder das nossas palavras enquanto realidade espiritual e também a importância de nós não profanarmos as coisas sagradas. Então quando fala para que nós não venhamos tomar o nome de Deus em vão, fala sobre o uso da nossa linguagem e ao mesmo tempo a honra e a reverência na nossa linguagem.
Percebemos que os dez mandamentos são muito mais mandamentos para formatar a nação de Israel do que especificamente ações individuais somente. Então nesse sentido nós também percebemos que quanto mais uma nação tem uma linguagem sadia e tem uma reverência a Deus, mais ela prospera. Quanto mais uma nação tem uma linguagem imoral e uma linguagem profana, e também profana a Deus nas suas atitudes, maior é a sua ruína.

Então nós vemos esse alerta de Deus que causa benção, o fato de nós termos o cuidado, a reverência na nossa linguagem e nas nossas atitudes com relação a Deus. Aquilo que de fato configura na prática essa reverência e essa linguagem sadia, vai ser condizente com a maturidade de cada pessoa. Cada um na sua maturidade, no seu conhecimento de Deus, vai ter níveis mais profundos de cobrança com relação a essa reverência. Como diz a palavra de Deus, “a quem muito foi dado, muito será exigido”.

Rolar para cima